Nós fomos rebaixados para a segunda divisão do Brasileirão em 2009, no ano do centenário.

A revolta de muitos torcedores gerou uma enorme destruição no estádio, como punição do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), perdemos trinta mandos de campo para o Brasileirão de 2010, nos defendemos e a pena caiu para dez jogos, que foram realizados em Joinville, no estado vizinho de Santa Catarina.


A torcida não abandonou e sempre esteve presente em Joinville. Quando retomamos o mando no Couto Pereira, o ingresso tinha aumentado para repor os gastos das reformas feitas para arrumar os danos causados no dia do empate com o Fluminense, que nos rebaixou, mas mesmo assim a torcida compareceu.


Em 2010, mesmo com as dificuldades, nossos "Heróis" do Alto da Glória, nos fizeram Campeão Brasileiro da série B, subimos para a série A com dignidade e o título na bagagem.


No começo de 2011, veio o Campeonato Paranaense, no qual só empatamos duas vezes e ganhamos todas as outras partidas, batemos o recorde do Atlético Paranaense de vitórias consecutivas no campeonato, fomos campeões paranaense com uma rodada de antecedência, vencendo de 3x0 na casa do Atlético.


As glórias de 2011 não pararam por ai, começou a Copa do Brasil, fomos ganhando e ganhando, batemos o recorde nacional do Palmeiras de 1996, com vinte e uma vitórias consecutivas, ganhamos vinte e quatro vezes e ficamos invictos vinte e nove jogos.


Eliminamos times que algumas pessoas consideram fortes, como o Palmeiras, que levou uma sapecada de 6x0 no primeiro jogo das quartas de final, no Couto Pereira, tinham que fazer 7x0 no jogo de volta para se classificarem, ou pelo menos devolver o placar para levar para os pênaltis, mas nem isso conseguiram. É bom lembrar que fomos subestimados pelo técnico do Palmeiras, que desmereceu a sequencia de vitórias Coxa-Branca no Paranaense, e que também não estava acreditando em nossa vitória e classificação sobre o time que comandava.


Pois bem, na semi-final eliminamos o Ceara, o primeiro jogo foi em Fortaleza e ficou só no 0x0, na volta em Curitiba, ganhamos de 1x0 e nos classificamos.


Na final enfrentamos o Vasco, eles ganharam de 1x0 no Rio de Janeiro, e no jogo de volta ganhamos de 3x2, com o apoio da linda torcida Coxa-Branca que lotou o estádio e dos jogadores guerreiros, que lutaram o tempo todo e não se deixaram abater um minuto sequer. Pelo regulamento não fomos campeões, por outros motivos, como erros de arbitragem, que prejudicaram o time. E o goleiro do Vasco que enrolou a partida por vinte minutos, nas reposições de bola, assim segurando o placar favorável.


Infelizmente não foi desta vez, mas o nosso amor pelo Coritiba é tão grande que nunca vamos abandoná-lo. Não vai demorar muito para nós sermos campeões da Copa do Brasil, não vamos desistir desse título inédito, pode levar o tempo que for, mas quando chegar esse dia vamos estar la, apoiando esse time que é um eterno campeão, para nós torcedores não há time melhor nesse mundo, a taça pode ter ficado com o Vasco, mas o verdadeiro campeão foi o Coritiba.


Hoje temos um dos maiores quadros de associados do Brasil, além de também estarmos no Guinness Book, pela campanha que construímos em 2011, também chegamos na última rodada do Brasileirão com chances reais de Libertadores, ficamos em oitavo e garantimos vaga na Sul-Americana de 2012.


Só tenho a agradecer e dar os parabéns á diretoria do Coritiba, que fez um excelente trabalho nos nesses dois últimos anos, ao técnico Marcelo Oliveira e a todo o elenco, que nos fez dar a volta por cima.


LARISSA STRINGHI


Deixe um comentário