Coritiba perde na Sul-Americana e Marquinhos Santos é demitido
O Coritiba recebeu a equipe colombiana Itagüí nesta terça-feira (24), no Couto Pereira. A partida foi válida pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Total Sul-Americana. Dizendo priorizar o torneio internacional, a equipe paranaense entrou em campo com o time completo, dentro do possível, já que ainda há jogadores lesionados. O resultado não veio, o Coxa sofreu mais uma derrota e anunciou mudanças no departamento de futebol do clube.
A equipe colombiana demonstrou velocidade, principalmente com os rápidos atacantes. Porém, tecnicamente eles não eram fortes. Eles pressionavam a saída de bola do Coritiba, mas isso foi só no começo. Depois das primeiras jogadas de ataque da equipe paranaense, o Itagüí recuou um pouco e quem passou a assustar várias vezes a meta adversária foi o Coritiba, que só pecava no último passe, velho problema do time. E, como diz o ditado popular "Quem não faz, leva!", o Coritiba tanto perdeu chances de gol que acabou entregando um de presente para o time da Colômbia, logo no primeiro minuto do segundo tempo. Gol esse que foi marcado por Yesid Mena, que aproveitou a falha do zagueiro Chico e mandou no canto esquerdo do goleiro Vanderlei.
Não dá pra negar que o time não fez um primeiro tempo tão ruim, mas o segundo tempo foi de envergonhar. Os lances perdidos, passes errados, falhas individuais, entre outros problemas, acabam por irritar, e muito, o torcedor. Eram mais de 12 mil pessoas no Couto Pereira, que saíram de casa e foram ao estádio torcer, mesmo na noite gelada de Curitiba. Bom público para uma noite dessa, não dá pra reclamar. Mas sair de casa nesse frio, ir torcer para o seu time do coração e ter que ver jogadores sem vontade, sem raça e sem a mínima condição de atuarem, é complicado. Irrita mesmo! O apoio segue, até porque o amor que o torcedor sente é pelo clube e não por cada jogador ou dirigente em si. A cobrança foi inevitável. Começaram tímidas, com um grito de ''Fora Marquinhos!'' ali e ''Fora Ximenes!" lá. Com o decorrer da partida e a péssima atuação do time, elas aumentaram. A torcida organizada sentou nos minutos finais em sinal de protesto. E justo, pois não é fácil ver uma situação dessas e ninguém fazendo nada para mudar.
Quando o técnico Marquinhos Santos tirou o lateral-esquerdo Escudero para a entrada do meia Zé Rafael, as cobranças aumentaram e ele chegou a ser chamado de ''burro". Ok, ele tirou um lateral esquerdo marcador para colocar um meia que chega bem ao ataque. Mas a questão é: com a saída do Escudero, ele teve que puxar o também meia Dudu, que havia entrado no intervalo, para fazer a ala esquerda. Com isso perdeu um jogador do meio pra improvisar na esquerda e colocou outro meia. Ou seja, trocou ''seis por meia dúzia'', como se costuma dizer. Julio César, atacante, entrou no lugar de Jânio, também atacante, que não fez uma boa partida. O que era ruim piorou. Júlio César é fraco tecnicamente, perdeu várias oportunidades no ataque, errou muitos passes, enfim, não rendeu mais uma vez. Méritos para Gil, que foi o melhor em campo, sem dúvida. Recuperou muitas jogadas, atacava, defendia, marcava, tocava. Robinho, apesar de algumas falhas no passe, também correu e lutou muito. Alex, o craque do time, não apareceu muito no jogo, mas não dá pra se dizer que jogou mal.
Logo após a partida, o técnico Marquinhos Santos, o presidente Vilson Ribeiro de Andrade e o superintendente de futebol Felipe Ximenes foram para a coletiva de imprensa. Marquinhos começou a entrevista já anunciando a sua saída. Logo depois, Vilson Ribeiro falou sobre o assunto e anunciou também a saída de Felipe Ximenes. Segundo ele, o auxiliar técnico Marcelo Serrano comandará a equipe interinamente e o gerente Mário André Mazzuco será o responsável pelo departamento de futebol do clube. Sobre os boatos de saída do vice-presidente do Coritiba, Paulo Thomaz de Aquino, Vilson desconheceu a informação e disse que ele segue no cargo. Tanto Ximenes quanto Marquinhos agradeceram ao clube pelo tempo de trabalho.
"Aquele que quiser jogar no Coritiba será recebido de braços abertos. Quem não quiser, a porta da rua é a serventia da casa. Precisamos acabar com este marasmo no Coritiba", disse Vilson Ribeiro de Andrade. "Trocamos o treinador, mas o time também precisa refletir. E como precisa", completou.
O nome mais cotado para assumir o comando técnico do Coritiba é Caio Júnior, que, inclusive, já recebeu proposta do clube e conversou por telefone com o presidente Vilson. O nome do novo técnico deve ser anunciado nas próximas horas.
O próximo compromisso do Coritiba é no sábado (28), às 18h30, contra o Náutico, na Arena Pernambuco. Para esta partida a equipe deverá contar com alguns jogadores que retornam do DM, como Leandro Almeida e Junior Urso, voltas já confirmadas, além de Deivid e Anderson Aquino, que ainda são dúvidas, mas devem ser reforço para a partida de sábado. Keirrison, que estava fazendo reforço muscular, já retornou, inclusive reforçou o banco de reservas na derrota de ontem.
KAROLINE MOKFIANSKI