Atlético-PR perde e fica com o vice da Copa do Brasil

FOTO: Folha de São Paulo (Ricardo Moraes/Reuters)
Pelo terceiro ano consecutivo, um clube paranaense chegou na final da Copa do Brasil e novamente a esperança do futebol paranaense de conquistar mais um título nacional bateu na trave. Em 2011 e 2012, o Coritiba chegou em duas finais consecutivas e acabou ficando com o segundo lugar. Em 2013 foi a vez do Atlético-PR. O placar do jogo ficou em 2 a 0 para o Flamengo, que com o empate em 1 a 1 em Curitiba, se consagrou campeão pela terceira vez nesta competição.

O Atlético-PR teve duas baixas no time para o jogo da grande final. O lateral Léo e o meia Everton estavam suspensos e não puderam atuar. Já pelo lado do Flamengo, o desfalque foi o zagueiro Chico, que se lesionou no primeiro jogo da final e não teve condições para atuar.

O primeiro jogo, realizado na Vila Capanema, em Curitiba, terminou em 1 a 1. Com isso, quem vencesse a partida de volta, no Maracanã, se consagraria o campeão. 0 a 0 era do Flamengo, 1 a 1 levava aos pênaltis e empate a partir de 2 gols era do Atlético-PR.

FOTO: Folha de São Paulo (Ricardo Moraes/Reuters)
Os gols da partida de volta demoraram a sair. O primeiro foi marcado por Elias, aos 42 minutos do segundo tempo. Aos 49', Hernane ''Brocador'', como é chamado pelos flamenguistas, marcou o segundo gol do Flamengo no jogo e selou a conquista do tri da Copa do Brasil pelo time carioca. Final de partida, Flamengo 2, Atlético-PR 0.

É fato que o Atlético perder o título para ele mesmo. A atuação nas duas partidas da final foi abaixo do esperado e, principalmente, muito abaixo do que o time vinha produzindo no Brasileirão e até mesmo na Copa do Brasil. A sua principal caraterística, de ser ofensivo e pressionar muito o adversário, não foi vista nessa decisão, principalmente no jogo de volta. 

Como um fato normal em qualquer decisão, houve discussões e ânimos exaltados. No segundo tempo, após um bate boca e uma troca de empurrões, dois jogadores acabaram expulsos. André Santos, pelo lado flamenguista, e Ciro, pelo lado do Furacão.

“Foi um jogo atípico, sem grandes oportunidades. A bola chegou pouco ao ataque. Foram apenas bolas alçadas”, analisou Vágner Mancini, técnico do rubro-negro paranaense.

Apesar de o título ter batido na trave pela terceira vez para o futebol paranaense, vale destacar que a evolução é clara e podemos sim incomodar os grandes clubes do país. Apesar de três vices, chegar na final é importante e ajuda a fortalecer o futebol do estado, mesmo que aos poucos.

A próxima partida do Atlético-PR é no domingo (01), às 19h30, diante do Santos. A partida será na Vila Belmiro e válida pela 37ª rodada do Brasileirão, onde ainda está na briga por uma vaga na Libertadores de 2014.

KAROLINE MOKFIANSKI


Deixe um comentário