Após goleada de 7 a 0, foco é na fulga do Torneio da Morte. Foto: Site Oficial Atlético Parananese
A goleada por 7 a 0 em cima do Nacional na rodada passada veio para alegrar um pouco a torcida atleticana, mas não resolve o problema da péssima campanha apresentada pela equipe nesse estadual. Dependendo de combinação de resultados para fugir do vexatório Torneio da Morte, o Atlético Paranaense enfrenta uma crise e uma torcida decepcionada com o clube.

Jogando neste domingo (29), o Furacão precisa primeiro cumprir sua obrigação e vencer o Londrina, para depois torcer contra um empate ou derrota do Cascavel diante do Foz. Este último que, por ironia do destino atleticano, esteve envolvido em desavenças políticas com o CAP fora de campo, devido à eleição para presidência da Federação Paranaense de Futebol (FPF). Sem conseguir o apoio do Foz do Iguaçu ao candidato de oposição, o presidente atleticano desistiu do empréstimo de cinco jogadores ao clube.

Rivais de lado, o Furacão precisa primeiro fazer sua parte diante do Londrina. Após péssima campanha e um técnico demitido, o novo comandante, Enderson Moreira, estreou frente à equipe com a maior goleada do estadual até agora, por 7 gols a 0 diante do Nacional. Com confiança e esperanças renovadas, a vitória sobre o Londrina é a única forma de ao menos sonhar com uma classificação para a próxima fase do campeonato, e reconquistar a torcida, descrente na equipe após uma campanha fraca e um quadrangular final cada vez mais próximo.

A má fase e o Torneio da Morte

A última vez que o clube se saiu tão mal no campeonato foi há 35 anos, disputando o "Torneio da Morte", no qual foi “campeão”. Em 1980 o Atlético terminou a primeira fase na nona colocação, mesma em que se encontra no dado momento, e disputou o quadrangular final, tentando fugir de um rebaixamento no Paranaense. Na época, 20 equipes participavam do campeonato e os oitos melhores disputavam uma segunda fase, que classificava quatro equipes para disputar o título. Na disputa entre os 11 últimos da tabela, o Furacão conseguiu se recuperar e foi o melhor entre os piores colocados.

O quadrangular final reúne as quatro piores campanhas da primeira fase do Campeonato Paranaense. As equipes se enfrentam em turno e returno, no qual os dois piores são rebaixados para Segunda Divisão. Já estão confirmados na disputa Nacional e Prudentópolis, que ocupam as duas últimas posições. As duas vagas restantes aguardam as decisões dos jogos de Atlético Paranaense, Rio Branco e Cascavel.


Deixe um comentário