Coritiba joga bem diante do Corinthians, mas perde em pênalti duvidoso

FOTO: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
O Coritiba foi até o Pacaembu, neste domingo (18), enfrentar o Corinthians, pela décima quinta rodada do Brasileirão 2013. O jogo era tido como difícil por todos, não só pelo elenco forte que o time paulista tem, mas principalmente pelos desfalques do Coritiba, que eram cerca de 10, entre os jogadores machucados e os que estão negociando com outros clubes. O que não estava sendo esperado entre os jogadores, comissão técnica e torcida do time paranaense, era que a arbitragem seria o obstáculo mais difícil do jogo. Com um pênalti duvidoso marcado por Péricles Bassols Pegado Cortez para o Corinthians no final da partida, o Coritiba acabou sofrendo mais um revés fora de casa.

Confira as escalações dos times para a partida:

Coritiba: Vanderlei, Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico, Diogo, Junior Urso, Gil, Bottinelli, Robinho, Arthur (Zé Rafael) e Bill (Julio Cesar).

Corinthians: Cássio, Edenílson, Gil, Paulo André, Fábio Santos, Ralf, Ibson, Renato Augusto (Douglas), Danilo, Emerson (Romarinho) e Alexandre Pato (Guerrero).

Apesar da grande quantidade de desfalques, o Coritiba foi bem na partida. Em alguns momentos, foi até superior ao Corinthians. Teve mais volume de jogo e posse de bola. Porém, o time paulista chegou com mais perigo em alguns lances. A equipe Alviverde melhorou no segundo tempo, mas acabou desperdiçando algumas oportunidades de gol. Aos 45 minutos do segundo tempo, o árbitro da partida marcou um pênalti duvidoso de Luccas Claro sobre Danilo. Guerrero bateu e marcou, decretando a vitória do Corinthians. Final de partida, Corinthians 1 x 0 Coritiba.

 “A equipe provou e mostrou a força de um grupo preparado. Que veio aqui e jogar da maneira como jogamos mostra que há trabalho. Não saímos daqui com a cabeça baixa e isso nos deixa ainda mais fortes para buscar nosso objetivo”, analisou Marquinhos Santos, técnico Coxa-branca, após a partida.

Na próxima quarta-feira, às 21h45, o Coritiba enfrenta o Vitória, no Barradão. Essa partida será válida pela Sul-Americana 2013. O próximo compromisso no Brasileirão 2013 é no sábado (24), às 18h30, diante do Criciúma, no estádio Heriberto Hulse.

Pênalti duvidoso?

Na minha opinião, não foi nem duvidoso. A palavra certa para descrever esse pênalti marcado pelo árbitro Péricles é inexistente. Danilo entra na lateral da área do Coritiba, carregando a bola. Luccas Claro chega para a marcação. O jogador corintiano protege a bola na sua frente e joga seu corpo sobre o jogador adversário, para impedir que ele roube a bola. Luccas Claro apenas se protege do jogo de corpo, enquanto Danilo se joga. Alguns comentaristas e apresentadores deram o pênalti como ''duvidoso'' ou ''claro'', mas não é essa a minha opinião. A verdade, é que quando os clubes paranaense, sejam eles da capital ou do interior, jogam com equipes do eixo Rio-São Paulo, sempre há erros de arbitragem. Sejam eles intencionais ou não e prejudiciais ou não, são erros que devem ser evitados. Errar é humano, mas persistir no erro é ''burrice''. E essa persistência nos erros de arbitragem sempre acontecem contra os clubes do nosso estado. Curioso, não? Será que se o suposto pênalti fosse a favor do Coritiba, ele marcaria? E todas as faltas que ele deixou de marcar e principalmente os cartões que ele deixou de aplicar para o time paulista, será que aplicaria se a situação fosse contrária? Algo a se pensar e discutir.

KAROLINE MOKFIANSKI


2 Comentários

  1. Engraçado como os times do Paraná são sempre vitimas os tadinhos da historia, e depois não querem ser chamados de times pequenos mais como não ser chamados se se comportam assim? Com relação a mídia ouvi o jogo ontem pela rádio Transamérica e CBN e as duas foram tendenciosas narrando somente lances do Coritiba, quando a equipe paulista pegava na bola eles começavam a falar besteira com o ET da Transamérica ou a fazer comercial na CBN e depois diziam que só o Coritiba atacava o que não se mostrou verdadeiro uma vez que os lances de maior perigo foram do corinthians e não do Coritiba como afirmavam os narradores das emissoras locais ou seja qual imprensa é tendenciosa? Assim nunca o futebol do estado ira mudar de patamar não da para ser grande se comportando como pequeno e não se deve a derrota de ontem a saída do Coritiba do G4 afinal perder em casa para o Vasco e empatar com a portuguesa com um jogador a mais a maior parte do tempo conta e muito para essa saída do grupo dos 4 primeiros do brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. Pequeno é o futebol de São Paulo e do Rio de Janeiro, que precisam usar e abusar do apito amigo para ganhar da gente! E é óbvio que a Transamérica e a CBN não narram e muito menos comemoram gols dos adversários. Sabe como isso se chama? VALORIZAÇÃO DO FUTEBOL DO ESTADO DO PARANÁ. Pena que ainda existem alienados que moram no Paraná e torcem para times de fora do estado. Ridículo isso. E nós somos sempre as vítimas da história? Claro. Cite um exemplo em que o ''time da Globo'', denominado como Corinthians, tenha sido roubado quando jogou contra algum time paranaense. Isso nunca acontece, por que será né? E não venham chorar ''Ah, o Amarilla''. O décimo segundo jogador do Corinthians não é o torcedor, mas sim o apito amigo. São ajudados sempre e quando são roubados uma única vez querem reclamar? E ainda acham razão nisso? Infelizmente, como disse o Alex, a CBF é apenas uma sala de reuniões da Globo, que faz do futebol brasileiro o que quer e como quer.

    ResponderExcluir